Testemunhos

História de Conversão à Igreja Católica

Somos chamados por Deus todos os dias, podemos recusá-lo ou atendê-lo.

Lembro que eu sonhei que comungava duas vezes, e por duas vezes eu entrava na fila da comunhão, e eu lembro de ter sentido o gosto, um gosto adocicado.

Eu acordei e não entendi o que aquele sonho significava (se tinha alguma explicação). Eu não lembro se eu contei para o meu esposo no mesmo dia, porque eu tenho mania de ficar pensando nas coisas antes de falar, quando eu falei, ele me disse que o número 2 significava dualidade, (poderia ser dúvida entre dois caminhos/religiões). Na época eu estava estudando sobre as religiões e todo dia quando eu orava eu pedia pra Deus nos mostrar e nos colocar na igreja certa, por que estava grande o desejo em meu coração de servir a Deus e de buscar a salvação.
Na época o meu esposo estava mergulhado nos estudos sobre a religião católica e rezava por mim (depois de um tempo eu entendi que fé e razão andam juntas, e a fé precisa ser alimentada diariamente).
Desde pequena eu aprendi que a igreja católica era a religião errada, e quanto mais eu conhecia católicos (de IBGE) durante a minha vida, eu tinha a certeza. Sempre achei que podia fazer tudo.
Confesso a confusão que veio na minha cabeça quando eu descobri que não é, e nunca foi bem assim, a Igreja Católica é uma das religiões mais “rígidas” moralmente falando.
Era impossível estudar sobre religião e não passar pela igreja católica.
Era também impossível estudar sobre a reforma protestante, porque tem milhares de igrejas? Todas pregam a Bíblia mas de modo diferente. Qual está falando a verdade e realmente é condizente com a Bíblia? As igrejas protestantes não possuem uma unidade, divergem entre si e todas usam a mesma Bíblia, qual das 33mil igrejas está falando a verdade?
Em Atos dos Apóstolos, após a morte de Jesus, fala de uma igreja, onde Pedro, os Apóstolos e Paulo são fundadores, que Igreja é essa?
Eu aproveitei a época de pandemia para assistir os cultos onlines de várias igrejas (eu fazia observações, dava notas, pesquisava a doutrina e etc), eu não cheguei a uma conclusão.

Então eu resolvi ler a Bíblia (toda) e estudar a doutrina das principais igrejas evangélicas, pois seria impossível estudar sobre todas, visto que são muitas e todo dia abre uma nova igreja, passaria a minha vida inteira fazendo isso, e eu tinha pressa.

Depois de tanto estudar, ler a bíblia, orar e meditar naquele sonho, a ideia de escolher a igreja católica aquecia meu coração. Mas eu tinha tantas dúvidas, e comecei a questioná-las ao meu esposo.
Ele indicou que eu lesse o livro “Todos os Caminhos levam a Roma”, é a história de um casal protestante que se converte ao catolicismo através dos estudos, muitas pessoas se converteram através desse livro, confesso que pra mim ele não influenciou tanto assim, mas me identifiquei com o casal, pois o que primeiro me chamou atenção na Igreja Católica foi como a Igreja vê o matrimônio como uma vocação, e se posiciona sobre os assuntos de contracepção, fertilização e filhos, coisa que não vejo nenhuma outra religião protestante com uma visão tão cuidadosa pela família quanto a Igreja Católica. Mas isso é assunto para outro post.
Meu esposo aos poucos me ajudava a entender sobre o catolicismo, e eu o ajudava a ter vontade de estudar mais e a conhecer mais a sua religião.
Ele me pediu para que eu estudasse a vida dos primeiros cristãos, e foi o “empurrãozinho” que faltava, a igreja católica é a igreja fundada pelos discípulos e por Jesus, isso é fato, está comprovado na história.
A primeira conclusão que cheguei foi: Porta de igreja não salva ninguém, há católicos e evangélicos que irão se salvar.
Passei uns dias tomando coragem pra falar a decisão que eu havia tomado (o famoso “dar o braço a torcer”), até que falei exatamente a conclusão que eu havia chegado, depois de vários estudos de doutrinas, pesquisas e o sonho. Eu decidi seguir na Igreja Católica Apostólica Romana.
Parece que eu tirei um fardo tão grande das minhas costas. UFAAA!!! Eu ainda tinha um longo percurso pela frente, eram muitas coisas que ainda precisavam ser esclarecidas na minha cabeça, tais como: intercessão dos santos, devoção mariana, purgatório, imagens e etc.
A igreja Católica é uma igreja de 2 milênios, tem muita história, e eu estava com a mente aberta a aprender, a questionar e a estudar.

Você pode gostar...