“Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.” Lucas, 9-23
“Três vezes roguei ao Senhor. Mas ele me disse: “A minha graça te basta”. 2 Coríntios 12:8-9“
A infertilidade é uma realidade dolorosa que muitos casais enfrentam, a fé católica ensina que a vida humana é um dom de Deus, e que um casal infértil pode encontrar conforto e força ao confiar na vontade de Deus, e, aceitar que sua infertilidade faz parte de seu caminho e propósito.
Sim, eu sei, este é um momento delicado que as vezes até questionamos Deus e a nossa fé, estou a alguns anos vivendo a espera. Então, com base no catolicismo e experiências, partilharei algumas dicas que me ajudam nesta jornada:
– Fortaleça a união com o(a) esposo(a), busque momentos de qualidade juntos, acolham um ao outro emocionalmente e aproveitem a vida a dois. Além disso, é importante não deixar que a busca pela concepção se torne o foco central de seu relacionamento, isso pode ser fatal no seu matrimônio.
– Fortaleça sua vida de oração individualmente e junto ao esposo(a), rezando por paciência, confiança e discernimento em relação ao plano de Deus para suas vidas. Participem das missas dominicais, estudo bíblico, retiros, e etc.
– Tenham vida em comunidade formados por outros casais católicos, vocês poderão partilhar experiências e desafios semelhantes, além de receber orientação de pessoas que já passaram talvez até pela mesma jornada, e/ou ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação também.
– Encontre significado na sua jornada, procure encontrar um propósito maior em sua jornada de infertilidade, reflita sobre como essa experiência pode ser fecunda, busque compreender como essa situação pode ser parte do plano de Deus para vocês e como vocês podem crescer espiritualmente e se santificar através dela.
– Busque a Palavra de Deus, leia a bíblia e medite sobre os ensinamentos e histórias que podem oferecer conforto e inspiração neste momento. Encontre passagens bíblicas que falem sobre a esperança, paciência, confiança e o cuidado de Deus. Elas podem servir como fonte de força e encorajamento.
Por fim, não perca a Esperança, embora as tentativas frustradas de engravidar possam enfraquecer a fé, é importante manter a esperança, aprenda lidar com o Silêncio de Deus e o tempo de espera, pois o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso. Confie que Deus está presente em sua jornada e que Ele tem um plano maior para vocês.
Essas são algumas dicas para a sua vida espiritual, porém não deixe de fazer a sua parte cuidando da sua saúde, buscando um bom médico especialista em infertilidade, nutricionista, se necessário faça terapia, melhore a alimentação, faça exercícios físicos e beba água.